A caipirinha, indiscutivelmente, é um dos componentes da identidade cultural do Brasil

O Caipirinha, drink alcoolico feito (principalmente) com limão e cachaça, tem um grande espaço na cultura e no paladar brasileiros.

Conheça um pouco sobre a história dessa bebida centenária!

Leia também:

De remédio à coquetel: a história da caipirinha

Existem muitas histórias e crenças sobre a origem da caipirinha. Uma delas é de que a bebida nasceu como remédio contra a gripe, numa versão que levava mel, alho, cachaça e limão. O costume de inserir álcool em remédios caseiros era evidente.

Caipirinha

Especula-se que modificações foram feitas na receita, retirando o alho e o mel e adicionando açúcar para adoçar. O uso de gelo veio em seguida. Daí nasceu a paixão nacional que conhecemos hoje.

Outra versão sobre a origem da caipirinha diz que o preparo nasceu em Piracicaba (SP), apreciada por membros da alta sociedade canavieira. Era comparada a bebidas como o uísque e vinhos importados.

O drink que conquistou o Brasil

A paixão foi espalhada e novas receitas, preparos e variações começaram a surgir. Em alguns casos o açúcar comum era substituído por açúcar mascavo, por exemplo.

A bebida pode ser produzida de diversas formas, apenas com um regra: não substituir o limão, que é o componente característico da receita original.

Caipirinha sem cachaça é caipirinha?

Sabemos que a criatividade não tem limites. Atualmente o drink é produzido em diversas versões, algumas até substituindo a cachaça por vodka e outros destilados.

Em tese, essas adaptações não poderiam ser consideradas como caipirinhas já que não se enquadram na receita original. Para algumas pessoas chega a ser inadmissível substituir o limão por outras frutas, por exemplo.

Caipirinha

Patrimônio brasileiro

O decreto de lei 4.851/2003 foi assinado para proteger a propriedade intelectual da bebida, preservando suas origens e características originais.

Caipirinha e festa

Já que o coquetel é uma paixão nacional, não poderia ficar de fora das principais comemorações. Por isso, resgatar a combinação de limão + açúcar + cachaça para o seu evento é mais do que ideal.

Se você está com o pezinho no altar, solicite um orçamento e ganhe caipirinha durante toda a recepção do seu casamento!

#Compartilhe esse post com aqueles amigos amantes da caipirinha! <3


1 comentário

Oração · 27/03/2019 às 11:38 am

Obrigado.Grande artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, seja bem vindo ao Soubar Buffet. ;)

Fique à vontade para conhecer nossas delícias. <3 Se quiser, pode solicitar seu orçamento por Whatsapp também! 👍
⬇ Clique abaixo e fale conosco! <3
Powered by