Que tal uma carne super suculenta para o jantar? Aprenda a preparar um fácil e delicioso Molho Madeira para utilizar em suas receitas!

Não há quem recuse uma boa carne regada a Molho Madeira. O molho possui um sabor marcante, bem temperado, e que é capaz de atribuir a qualquer prato a suculência necessária.

Molho Madeira: quem é o responsável pela criação?

Falar de gastronomia é falar de história, e no caso do Molho Madeira isso não é diferente. Muitas pessoas acreditam que a receita tenha sido criada pelos portugueses, mas algumas pessoas afirmam que a utilização de vinho na culinária tem uma forte presença inglesa.

Conta-se que os ingleses que habitavam a Ilha da Madeira passaram a utilizar o vinho em todos os seus preparos, como bolos e carnes. Foi dessa tradição que nasceu o Molho Madeira que é tão apreciado atualmente.

O Molho Madeira só deve ser preparado com vinho português?

Apesar de a receita tradicional fazer uso de vinho português, você pode adaptar o preparo para os ingredientes que tem disponíveis. O preparo é extremamente simples – adequado até mesmo para quem tem pouca afinidade com as panelas.

Saiba como preparar o seu Molho Madeira e sugestões de acompanhamentos.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de caldo de carne
  • 100 ml de vinho tinto
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho ralado
  • 1 colher (chá) de mostarda
  • Champignon fatiado a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo. Em seguida, adicione a cebola e o alho e doure-os em fogo médio.

Junte a farinha de trigo e mexa rapidamente para incorporar todos os ingredientes. Acrescente o vinho, mexa bem, e depois acrescente o caldo de carne. Se você tiver um fuê o processo será mais fácil.

Certifique-se de que a farinha esteja completamente dissolvida nos ingredientes líquidos. Inclua a mostarda e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture bem.

Peneirar o molho é opcional. Se você não ligar para os pedacinhos de alho e cebola, não penere. Mas se preferir um Molho Madeira mais lisinho, peneire. Em seguida, volte o molho para a panela e acrescente o cogumelo.

Sugestões de consumo

Utilize seu molho para dar mais suculência à carnes e combine o prato com massas, como risoto, por exemplo. Vai ficar uma delícia!

Confira 4 receitas de drinks para fazer em casa


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *